Tiago Lima – Network Engineer Blog

TLM01#debug all: This may severely impact network performance.

June 20th, 2014

Facebook Wedge: o Switch Ethernet Open-Source SDN – Parte 01

Cisco, Facebook, Open Compute Project (OCP), Open Source, SDN, by Tiago Lima.
Cisco Nexus Switches (5010 and 2248)

Esses não são o Wedge, esses são Cisco Nexus Switches (5010 e 2248)

A rede social do Mark Zuckerberg anunciou na quarta-feira passada, dia 18, o seu mais novo brinquedo: o Switch Open-Source Ethernet de code nome Wedge. Claro que os “jornalistas” sensacionalistas de plantão no mundo a fora falaram logo que essa é a maior ameaça e que isso pode desbancar a Cisco, a Juniper e a Seleção Brasileira nessa Copa, inclusive afetando o relacionamento da Luiza Bruna Marquezine com o Neymar. Bom, vamos aos fatos que realmente interessam para quem é de redes.

Antes de mais nada, provavelmente não veremos ESSE Switch fora do Data Center do Facebook com um botão de power assim: Like
Isso porque a intenção do Mark não é começar a vender o Wedge por aí, mas sim economizar alguns bilhões de Obamas em infraestrutura nesse projeto. Porém é sempre bom lembrar de uma das filosofias do Facebook:

“The riskiest thing is to take no risks.”
(A coisa mais arriscada é não correr riscos.)

Facebook Wedge Switch

Agora sim, o Facebook Wedge Switch

O Switch Wedge na verdade é o próximo passo em uma jornada em que o Facebook tem investido para separar todos os componentes integrados e peças chaves dos switches de camada 2, transformando e dividindo-as em componentes modulares, e abrindo tudo isso para a inovação de hackers, como os do Facebook e outros engenheiros, e para os setores de supercomputação e empresas de tecnologia high-end, que sem dúvidas gostariam de ter mais controle sobre suas infraestruturas de rede e poder realizar algumas melhorias e personalizações aqui e ali para fazer as coisas funcionarem melhor.

No último ano o Facebook começou a trabalhar no esforço da Open Network que faz parte do Open Compute Project (OCP), que ele fundou há quase três anos com o intuito de criar projetos Open Source para Servers, StorageData Center Design, Network, Hardware Management, Certification, Open Rack e Solution Providers (ufa!!!). A ideia com todos esses projetos Open Source é fomentar o desenvolvimento de máquinas que atendam as necessidades de big-empresas como o próprio Facebook e compartilhar a inovação entre todos os membros, como a comunidade Open Source tem feito há décadas com software. O Open Compute reuniu potências e recebeu o apoio de fabricantes de componentes e sistemas que sabem que é melhor se juntar ao movimento de hardware aberto do que tentar lutar contra isso. O objetivo não é apenas ter um commodity-switch que é análogo a um servidor X86. O objetivo é ter os appliances de switch abertos e poder modularizar tanto o hardware quanto o software para construir blocos que podem ser alterados de forma independente aonde os clientes, e não os fornecedores, ditam o ritmo.

Facebook Wedge Switch

Facebook Wedge Switch

No ano passado, os protótipos de switches do Open Compute foram revelados pelos fabricantes de chips Broadcom, Intel e Mellanox Technologies. Este foi o primeiro passo rumo à verdadeira rede aberta e os switches foram testados pelo Facebook e outros clientes ligados a serviços financeiros e as comunidades de provedores de serviços, que também estão em busca de uma rede que possa atender suas demandas específicas de negócio. A Intel já tinha alinhado com a Quanta Computer e Accton para fabricar o seu switch de referência, o Intel Ethernet Switch Seacliff Trail FM6000 Series se algum membro da Open Compute estivesse ansioso para ter o switch de rede aberta dela.

Intel SeaCliff Trail Switch

Intel SeaCliff Trail Switch

Essa foi a primeira fase do esforço de desenvolvimento da Open Network, e é na segunda fase que as coisas ficam muito mais interessantes.

Com a primeira fase do projeto, o Facebook queria se libertar do Network Operating System (NOS) subjacente do hardware do switch e incentivar os fornecedores a abrir suas plataformas de hardware para colocar co-processadores X86. Dessa forma, funções de rede normalmente executados em outros appliances ou em servidores poderiam ser transferidas para o switch e, isso é uma heresia para os principais fabricantes de switches, assim permitir que o sistema operacional do switch execute múltiplas funções em baixo nível.

Facebook Wedge Switch Block Diagram

Facebook Wedge Switch Block Diagram

Na segunda fase do projeto de rede aberta, o Facebook está mais uma vez saindo na frente dos fornecedores (como aconteceu com o seu servidor inicial e o Data Center Design há três anos) e construindo o seu próprio hardware de rede.

O Wedge utiliza um sistema operacional baseado em Linux e desenvolvido pelo FB com algumas contribuições de outras empresas, chamado FBOSS (acredito que seja o acrônimo para FaceBook Operating System Switch).

Na imagem abaixo é possível verificar os componentes internos na arquitetura que foi utilizada no Wedge. Clique na imagem para ver em mais detalhes.

Facebook Wedge Architecture

Facebook Wedge Architecture

Na segunda parte desse post, vamos analisar mais a fundo o quanto e como essas mudanças vão afetar o mercado de redes e principalmente, as nossas carreiras e veremos o que a Cisco está fazendo para se manter firme no mercado de switches Ethernet e qual a visão dela. Aguarde e não perca! Assine o feed do blog e mantenha-se sempre atualizado: http://tilima.com/feed/

Via EnterpriseTech

Back Top

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: