Tiago Lima – Network Engineer Blog

TLM01#debug all: This may severely impact network performance.

Cisco Certs Logo
Muita gente até hoje tem algumas dúvidas em relação as certificações da Cisco em cada um dos seus caminhos e tecnologias. Motivado por isso resolvi fazer uma série de posts sobre cada uma delas e começarei por uma visão geral e bem ampla dos tracks possíveis em todas as tecnologias e/ou carreiras no mundo Cisco.

Antes de mais nada, é importante compreender que existem 5 níveis técnicos de conhecimento na pirâmide de certificações da Cisco. São eles:

Cisco Pyramid

Segundo a definição para cada um dos níveis pela própria Cisco:

Entry Level Certifications: 
Tanto o CCENT e as certificações CCT servem como pontos de partida para as pessoas interessadas em iniciar uma carreira como um profissional de redes.

Associate Level Certifications:
O nível Associate das certificações Cisco pode começar pelo CCNA, que dentre as funções tem a instalação de redes, operação e resolução de problemas ou com o CCDA, que tem como funções o projeto e o desenho de redes. Pense no nível Associate como o nível de base e alicerce das certificações de rede da Cisco. Imagine esse nível de certificação como uma graduação em redes.

Professional Level Certifications:
O nível Professional é um nível avançado de certificação que mostra mais experiência com habilidades de rede. Cada certificação abrange uma tecnologia diferente para atender às necessidades de cargos variados. Imagine esse nível de certificação como uma pós-graduação em redes.

Expert Level Certifications:
Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE) é a certificação de nível sênior em redes Cisco, e é aceita mundialmente como a certificação de redes de maior prestígio na indústria. Curiosamente, foi a primeira certificação criada pela Cisco nos primórdios. Imagine esse nível de certificação como um mestrado em redes. 

Architect Level Certification:
O Cisco Certified Architect é o mais alto nível de reconhecimento e atesta a experiência de designers em arquitetura de redes que podem apoiar redes cada vez mais complexas de organizações globais e efetivamente traduzir as estratégias de negócios em estratégias técnicas evolutivas. Imagine esse nível de certificação como um doutorado & Ph.D em redes.

Atualmente existem 10 tracks de certificações Cisco, são elas:

Cisco Certifications Tracks
Você também pode visualizar mais informações no poster abaixo (clique na imagem):

CareerCertPaths-Poster_v2

Back Top

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: