Tiago Lima – Network Engineer Blog

TLM01#debug all: This may severely impact network performance.

May 3rd, 2014

Cisco, Facebook, Google, IBM, Intel, Microsoft e VMware criam iniciativa para ajudar projetos Open Source

Linux, Open Source, Security, by Tiago Lima.

The Core Infrastructure Initiative members.

Após todo o caos e terror causado pelo bug Heartbleed no OpenSSL, que deixou toda a Internet de cabelo em pé por uns bons dias e até hoje muitos sites e produtos que utilizam o OpenSSL para criptografia continuam afetados, começam a surgir as primeiras iniciativas em resposta para tentar evitar esse tipo de crise em projetos open source críticos.

Core Infrastructure InitiativeA primeira e talvez a maior delas foi anunciada recentemente pela Linux Foundation, é a Core Infrastructure Initiative. Trata-se de um projeto multi-milionário que será mantido e administrado pela Linux Foundation com o objetivo de ajudar financeiramente projetos open source que são considerados críticos para a computação em geral.

A iniciativa conta com o apoio das principais Big IT da indústria e tem nomes como Amazon Web Services, Cisco, Dell, Facebook, Fujitsu, Google, IBM, Intel, Microsoft (sim, acreditem…), NetApp, QualComm, RackSpace e VMware, que serão os stakeholders do projeto.

O primeiro projeto open source a receber a ajuda da iniciativa será, claro, o OpenSSL. Dentre as ações de apoio e recuperação do OpenSSL, está a contratação de alguns dos desenvolvedores principais do projeto para que possam dedicar-se full-time, auditorias de segurança, testes de infraestrutura e computação, viagens, reuniões presenciais para a coordenação e suporte do projeto em crise.

Em tempos de NSA e segurança em geral na pauta principal em todo o mundo, iniciativas como essa serão sempre bem-vindas. Vamos aguardar e torcer para que os resultados sejam sentidos o mais rápido possível por toda a comunidade de segurança da informação e software, seja ele livre, open source, free, proprietário e etc. A segurança e qualidade do código é o que importa.

Back Top

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: